.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MAPA DA CORREIÇÃO DE SANTARÉM, NO SÉCULO XVII


Cartografia é a disciplina que através de estudos elaborados, fazem representações cartográficas (mapas, cartas, plantas etc.), além da elaboração, a cartografia faz a interpretação dos mesmos.Na ciência geográfica os mapas são importantes para analisar partes do planeta, como vegetação, clima, território etc.


A cartografia é um instrumento extremamente importante para várias profissões, é utilizado pelo geógrafo, geólogo, arquiteto, engenheiro, biólogo, entre outros.

Entre a reduzida cartografia regional de Portugal dos séculos XVI e XVII, que chegou até nós, conta-se um conjunto de três mapas de características semelhantes, que figuram as correições da Guarda, de Tomar e de Santarém. O primeiro depositado na Biblioteca Pública de Évora (P. I, nº 17) e os restantes na Área de Iconografia, da Biblioteca Nacional de Portugal (D. 95 R. e D. 96 R.).

A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.


Ver em: Cartografia Wikipédia


Ver em: Biblioteca Nacional dos Tesouros


Ver em: Biblioteca Nacional Digital

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes