.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Convento de São Francisco


Convento de São Francisco (ontem)
Em ruína depois de um incêndio em 1940, as obras de restauro que a seguir tiveram lugar não foram concluídas e ainda hoje o monumento apresenta um aspecto desolador.
Esta construção, considerada já como "a mais bela manifestação de arte gótica do país, antes da construção do Mosteiro da Batalha" (CHICÓ, 1954, p.83), não tem qualquer paralelo no contexto da arquitectura nacional e as analogias mais evidentes parecem situar-se em solo hoje espanhol.
Ao longo dos primeiros séculos da sua história o convento acolheu numerosos enterramentos, seguindo o percurso da sociedade da Baixa Idade Média em relação à morte e ao papel dos mendicantes neste novo quadro mental. O caso mais excepcional foi o do próprio rei D. Fernando, que na segunda metade do século XIV patrocinou a construção de um coro-alto, nos três tramos médios da nave central, para nele ser sepultado.



Convento de São Francisco (hoje)
O Convento de São Francisco em Santarém está aberto ao público. Após as comemorações oficiais do 10 de Junho 2009, o Convento de São Francisco veio dar animação e vida a nossa cidade. Este é mais um Monumento Nacional Classificado que esteve muitos anos fechado, em ruínas desde o século XIX e encerrado depois do incêndio, foi o local escolhido para a realização do banquete oferecido ao corpo diplomático que veio a Santarém assistir às comemorações do Dia de Portugal. O monumento teve de ser objecto de uma limpeza, de alguns melhoramentos e do acondicionamento de algumas pedras de elementos arquitectónicos que se encontravam ali depositadas, para poder criar as condições para acolher o jantar oficial oferecido pelo Presidente da República na noite de 9 de Junho.
Esta foi mais uma iniciativa do Presidente da CMS Francisco Moita Flores.
A entrada é gratuíta e funciona das 10:00 horas ás 18:00, fecha para almoço dos funcionários.

Ver em: Igreja e Claustro do extinto Convento de São Francisco

2 Comentários:

Unknown disse...

podem me explicar melhor sobre a história do convento estou a fazer um trabalho e quero descrever sobre a historia do proprio munomento ( se me poderem ajudar agradeço muito) pff ajudem

Juvenal Nunes disse...

Gostaria de saber que razões levaram à retirada do túmulo de D. Fernando para o Museu do Carmo, em Lisboa.

Juvenal Nunes

Postar um comentário

Mercedes