.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pedro de Santarém

(Pedro de) Santarém.
Diplomata.
Nasceu em Santarém, mas ignoram-se as datas do nascimento e falecimento.
Foi um jurisconsulto distinto, e no tempo do Rei D. Manuel I agente dos negócios de Portugal, ou como hoje se diz, cônsul português em Florença, Pisa e Leorne.
Escreveu um Tractatus perutilis et quotidianos de asecuratosnitus et sponsionibus mercatorum, que se imprimiu em Autuerpia um 1554, em Lião em 1579 e 1585. Saiu também nas miscelâneas intituladas: De Mercatura, edição de Lião, 1593; Veneza, 1589; e Colónia em 1609. Saiu finalmente junto com o Tractactus de Mercatura, de Benvenuto Strach, impresso em Amsterdão em 1669. Esta série de edições prova que Pedro de Santarém era autoridade em matéria de seguros e de outros assuntos comerciais.

Jurisconsulto e diplomata (séculos XVI e XVII). Provavelmente nascido em Santarém, fixou-se em Itália, actuando como agente de seguros de D. Manuel I em Florença, Pisa e Livorno. É por essa razão que as suas obras abordam sobretudo o Direito, enquanto ligado à actividade económica e, particularmente, ao comércio. É de sua autoria o Tractatus perutilis et Quotidianus de assecurationibus et sponsionibus mercatorum (1552), um importante tratado de seguros e de promessas entre mercadores. Desde a primeira publicação até 1669, a obra conheceu cerca de 20 edições, vindo a ser traduzida em Portugal em 1958.

(via “História de Portugal – Dicionário de Personalidades” (coordenação de José Hermano Saraiva), edição QuidNovi, 2004)

Tirado de: Carreira da Índia





Pedro de Santarém ou Pedro Santerna foi um eminente jurisconsulto português. Sabe-se que tendo vivido no reinado de D. Manuel I, nasceu em Santarém, ignorando-se porém não só a data do seu nascimento como também a da sua morte.
Pelos seus méritos foi agente de negócios de Portugal, o que então equivalia ao cargo de cônsul em Florença, Pisa e Liorne.
Escreveu, segundo alguns dos biógrafos, vários trabalhos em latim sobre jurisprudência; no entanto, dele só conhecemos o Tractatus assecurationibus et sponsionibus mercatorum, publicado em 1552, pelo que Pedro de Santarém tem sido citado por variadíssimos autores portugueses e estrangeiros quando se fala do primeiro tratado de seguros.
Ver também em: Pedro de Santarém

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes