.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Capela de Nossa Senhora do Monte (Santarém)

Numa pequena elevação do centro da cidade , esta capela terá sido provavelmente construída no século XIII. Da sua raiz românico-gótica mantém-se a primitiva planta, bem como o arco triunfal e a abóbada da capela-mor, provavelmente quatrocentista. Das remodelações de quinhentos ficaram, entre outros elementos, o pórtico principal renascentista e as sepulturas do cavaleiro Duarte Sodré e de Aires Sequeira. No seu interior podemos ver duas esculturas em madeira do século XVII que representam Nossa Senhora da Piedade e A Virgem e o Menino. (Monumento Nacional)



É mais um monumento que está escondido e que devia estar devidamente assinalado.

1 Comentário:

Sérgio Sodré disse...

sodre.blogs.sapo.pt

Neste meu blog está publicada a investigação mais detalhada existente sobre o DUARTE SODRÉ que está sepultado nessa capela. É um assunto a que me dedico há cerca de 30 anos, pois trata-se do meu 14º avô e conheço todos os meus antepassados Sodré até à sua mãe INÊS SODRÉ, minha 15ª avó, a qual tenho boas razões para crer ser filha de JOÃO SODRÉ que estava na guarnição de Ceuta antes de 1418-19, pelo que é bem possível que fosse um dos conquistadores de 1415. No blog está o testamento de DUARTE SODRÉ, estudo da origem da família e muito mais...

Postar um comentário

Mercedes