.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Igreja de Santa Cruz (Santarém)

Templo de raiz medieval, a nave foi reconstruída no século XVI, mantendo ainda assim a espacialidade característica das construções góticas. Muita da decoração interior é setecentista, assim como a pintura do tecto da abóbada, com motivos arquitectónicos e ilusionistas. (Imóvel de Interesse Público)




Construída pela iniciativa de um estranho Conde Lourenço Domingues Minatos - provavelmente de origem estrangeira - e de sua mulher, Iria Afonso Caeira (ambos sepultados na capela-mor), a igreja de Santa Cruz da Ribeira de Santarém permanece como o único exemplo, actualmente conservado na cidade, de arquitectura religiosa gótica trecentista que não decorre do patrocínio mendicante.
Constitui, por isso, um bom testemunho na urbe escalabitana de um modelo de igrejas paroquiais, adoptado um pouco por todo o Sul do país durante os reinados de D. Dinis e de D. Afonso IV, e cujos exemplos melhor conseguidos situam-se na Estremadura, como os templos de Santo André de Mafra ou de São Leonardo de Atouguia da Baleia.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes