.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Teatro Rosa Damasceno

O Teatro Rosa Damasceno localiza-se na freguesia de Marvila em Santarém, Portugal.

A primeira sala de espectáculos foi construída entre 1877 e 1884, sobre as ruínas da antiga Igreja de São Martinho, por iniciativa do Club Santarém. O projecto de arquitectura foi da responsabilidade de José Luís Monteiro, que o modelou partir de outra obra sua o Teatro Ginásio Club, em Lisboa. Tratava-se de uma sala edificada ao gosto romântico imperando na fachada uma linguagem marcadamente clássica.



A construção original deste teatro -actualmente desaparecida- realizou-se entre 1870 e 1876 segundo traço do arquitecto José Luís Monteiro. Neste edifício, é de destacar a procura de formulários estétícos embuídos de um ecletismo análogo ao Teatro Ginásio de Lisboa, alusão que é sublinhada pela denominação escolhida - Rosa Damasceno- uma grande actriz que fazia furor nos palcos lisboetas da época.

2 Comentários:

Unknown disse...

Foi com muita pena minha que vi desaparecer um dos marcos da minha juventude. Esta sala de espectáculos foi um dos locais de culto durante a minha adolescência uma vez que servia também de cinema e eu e os meus amigos rumavamos para lá todas as tardes de domingo para irmos ás matinés. Tenho pena que não tenham feito nada para que se pudesse aproveitar este local.

Anônimo disse...

Como brasileiro e adorador de santarem fico emocionadamente triste ao saber que o Teatro não foi e não está sendo reconstruido. É uma pena pois muitas historias de vida se queimaram no derradeiro incendio.

Postar um comentário

Mercedes