.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Torre das Cabaças

Torre das Cabaças ou Torre do Relógio ou O Cabaceiro – Santarém
As fotos abaixo mostram o antes e o depois das obras.

Da primitiva torre pertencente ao conjunto defensivo de Alpram, chegou até aos nossos dias apenas a antiga torre do relógio do senado da Câmara, ou seja, a Torre das Cabaças ou do Relógio.

Santarém em meados do século XV era uma das primeiras cidades Portuguesas depois de Lisboa e Porto a receber uma importante inovação, o relógio mecânico. Uma sólida edificação, em forma de um paralelepípedo de 22 metros, construída em propriedade real e doada ao Concelho e situada junto a S. João de Alporão, coroada por uma armação de ferro, para suporte das cabaças, que lhe dão o nome e que, segundo reza a história popular, relacionam as Cabaças como “homenagem” ás “cabeças ocas” dos vereadores que decidiram a sua construção. Mas na verdade, a sua denominação deve-se ás cabaças servirem de caixa de ressonância do sino do relógio. Contudo, a sua aparente fealdade decorrerá, sobretudo, das sucessivas alterações a que foram sujeitas as muralhas e corpos adjacentes localizados na sua base, concedendo, no seu conjunto, uma determinada visão de desequilíbrio volumétrico.




O nome "das Cabaças" fixou-se popularmente a partir de fins do século XVIII, devido à colocação de oito cabaças de barro em uma estrutura de ferro que suporta um sino de bronze de grandes dimensões, fundido em 1604.Encontra-se classificada como Monumento Nacional por Decreto de 3 de Fevereiro de 1928.
A Torre das cabaças alberga, actualmente, um Núcleo Museológico do Tempo.












VER LINKS:


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes