.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

António Ginestal Machado

António Ginestal Machado (Almeida, 3 de Maio de 1874 — Santarém, 28 de Junho de 1940) foi um advogado, professor liceal e político português. Entre outras funções, foi deputado, Ministro da Instrução Pública e Presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) durante a Primeira República Portuguesa.




Professor, publicista, político e estadista republicano, António Ginestal Machado nasceu na vila de Almeida a 3 de Maio de 1874 e faleceu em Santarém - cidade onde se casou e fixou residência - a 28 de Junho de 1940.
Concluídos os estudos secundários no Liceu da Guarda, rumou a Lisboa, onde se diplomou na Escola Naval (1895) e depois no Curso Superior de Letras (1897).
Renunciando definitivamente a uma carreira de oficial de Marinha, dedicou-se à docência, tendo sido professor e também reitor (1911-1923) do Liceu Nacional Sá da Bandeira, em Santarém.
Antes da implantação da República, iniciou uma colaboração regular na imprensa, tanto local como nacional, e participou activamente na Liga Nacional de Instrução (criada em 1907 por Trindade Coelho e Borges Grainha) e na Junta Liberal (fundada em 1909 por Miguel Bombarda), tendo presidido às respectivas delegações na cidade de Santarém.




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes