.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Candidata a Patrmónio Mundial



Património Mundial


Centro histórico de Santarém e a importância de ser Património Mundial.
O reconhecimento de Santarém pela UNESCO (organismo internacional para a salvaguarda do património histórico e natural) é muito importante pois trará inúmeras vantagens para a cidade no seu todo. Além do prestígio internacional poderão obter-se, através desta classificação, importantes apoios para a recuperação, salvaguarda e valorização da cidade.





Rosalina Melro
Ser ou não ser Património Mundial foi o dilema com que Santarém, a Capital do Gótico, se debateu ao longo da última década do século XX.
A ideia de um projecto de candidatura aparece nos anos oitenta num breve artigo da imprensa local escalabitana em que se chama a atenção para a singularidade de estarem presentes nos monumentos escalabitanos exemplares notáveis da arquitectura e da arte de todas as fases do Gótico, desde a transição do românico, patente em S. João do Alporão, desde os traçados primitivos do gótico mendicante de S. Francisco, até ao flamejante trabalho artístico do maravilhoso templo dos frades gracianos calçados de Santo Agostinho, a conhecida Igreja da Graça, onde repousam os restos mortais de Pedro Álvares Cabral, o achador do Brasil.
Ver mais em. Tinta Fresca.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes