.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Francisco Rodrigues da Cruz

Francisco Rodrigues da Cruz
O Padre Francisco Rodrigues da Cruz, nasceu em Alcochete no dia 29 de Julho de 1859.
Aos 9 anos ingressou, como interno, no Colégio Europeu e mais tarde, já como aluno externo, frequentou o Mainense, o Instituto Industrial e o Liceu, onde estudou retórica, grego e filosofia. Com 16 anos de idade, partiu para Coimbra, matriculando-se na Faculdade de Teologia.
Depois de ter concluído o curso de teologia em 1880, com o grau de Bacharel, e como não tinha a idade canónica para ser ordenado sacerdote, (contava apenas 21 anos incompletos) foi para o Seminário de Santarém ensinar Filosofia. A 3 de Junho de 1882 recebeu a ordem de presbítero, celebrando, a 25 de Junho, a sua primeira missa.
Todavia, em Santarém começou a sofrer um esgotamento que se agravou em 1886, ano em que foi obrigado a renunciar ao ensino, e em que, a convite do Provedor do Colégio dos Órfãos de S. Caetano em Braga, assume a direcção daquela instituição.
Com 81 anos ingressou na Companhia de Jesus, e celebra a sua última missa no dia 1 de Dezembro de 1947, já bastante doente. No dia 1 de Outubro do ano seguinte veio a falecer vítima de um colapso cardíaco.




O Padre Francisco Rodrigues da Cruz, o mais famoso sacerdote oriundo do território daquela que é hoje a diocese de Setúbal, nasceu em Alcochete, a 29 de Julho de 1859.
Ordenado a 3 de Julho de 1882, desempenhou funções de director no Colégio dos órfãos e director espiritual no Seminário de S. Vicente de Fora. Praticou heroicamente o que inculcava aos sacerdotes: «Confessar enquanto se apresentarem pecados, pregar enquanto houver ouvintes, e rezar até já não se poder mais».

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Mercedes