.

domingo, 29 de novembro de 2009

Joaquim Isabelinha


O ex-futebolista e sócio número um da Académica de Coimbra, Joaquim Gonçalves Isabelinha, morreu em Santarém, com 100 anos de idade.
O antigo jogador e sócio da “Briosa” há 80 anos, nasceu a 05 de Dezembro de 1908, em Almeirim, tendo estudado no liceu de Santarém antes de rumar a Coimbra, na década de 30 do século passado.
Médico oftalmologista, reformado há cinco anos, esteve internado no Hospital Distrital de Santarém e já não se alimentava.
O antigo jogador e sócio da “Briosa” há 80 anos, nasceu a 05 de Dezembro de 1908, em Almeirim, tendo estudado no liceu de Santarém antes de rumar a Coimbra, na década de 30 do século passado.
Antes de alinhar na Académica, enquanto estudante de Medicina na Universidade de Coimbra, até terminar o curso e rumar a Lisboa para se especializar em oftalmologia, Isabelinha jogou no Almeirinense e, durante o liceu, em Santarém, alinhou pelos Leões de Santarém.
Segundo o arquivo dos Veteranos da Académica na Internet, Isabelinha estreou-se na “briosa” com 21 anos, a 30 de Março de 1930, na derrota frente ao Sporting, por 7-1, tendo marcado o golo solitário dos “estudantes”, cuja camisola envergou 25 jogos, ao longo de sete épocas.
Em Santarém, onde instalou o seu consultório, no Largo do Seminário, Isabelinha é reconhecido por ter ajudado muitos dos seus pacientes mais carenciados: não cobrava consultas e tratamentos aos mais pobres e dava-lhes dinheiro para comprarem os medicamentos que receitava.
Ver em: O Ribatejo
Ver videos: v> Dr. Isabelinha
Dr. Isabelinha

Ver também: Dr. Isabelinha

1 Comentário:

Paulo disse...

Conheci o Doutor. Posso dizer que este homem era uma pessoa simples e não era explorador. No final de sua vida, já tinha perdido a noção do valor do dinheiro. Ele andava sempre acompanhado por mulher que tratava dele e precisava de serviço de motorista que pagava a quem tivesse disponivel para as horas que eram precisas.
O mais importante é a sua pessoa. Este homem não era maniento como muitas pessoas que andam na cidade como se estivessem pisando em ovos. Este Sr. era acima de tudo muito humano. Foi uma grande perda para Santarém.

Postar um comentário

Mercedes